13 junho 2012

13 junho 2012

Diet breakfast 2 – Omeleta de ervas aromáticas

1 comentário
 

Esta omeleta é ideal para dietas “low carb” como a South Beach. Os ovos dão saciedade para toda a manhã mas sempre achei que o travo forte de ovo logo pela manhã era demais para mim. A cozinheira inglesa Julia Child juntava um pouco de água para fazer as suas omeletas e eu passei a juntar leite nesta versão, cortando bastante a intensidade do ovo.

É claro que só o leite parecia pouco, e fui adicionando ervas aromáticas diversas e algum fiambre, até que perdi a vergonha e agora faço com finíssimas fatias de paio de porco preto – não é propriamente dietético, mas sabe mesmo bem!

Use uma frigideira pequena de fundo grosso. Tem de ser de fundo grosso. Deite no lixo as suas frigideiras fininhas que lhe queimam a comida toda e invista em algo com pelo menos 1 cm de espessura, que em caso de guerra possa ser classificada como armamento pesado para arremesso a tropas inimigas. A distribuição de calor é muito melhor e a comida dificilmente irá queimar-se ou pegar-se ao fundo.

Ingredientes:
2 ovos grandes
50 a 70 ml de leite (cerca de ¼ a 1/3 de copo)
7 a 10 folhas de ervas aromáticas diversas (hortelã, salva, manjericão, poejo, etc.)
Algumas fatias de paio de porco preto
Manteiga q.b.


Preparação:

Derreta um pouco de manteiga na frigideira. Bata os ovos numa taça com o leite deixando mal mexido – sabe bem encontrar variedade de textura e sabor na omelete. Leve a lume médio na frigideira. Corte as fatias de paio de porco preto (ou use fiambre…) e parta as folhas de ervas aromáticas a meio. Quando a omelete muito pouco líquida espalhe por cima as ervas e o paio. Deixe secar um pouco e com um golpe de habilidade ou com 2 garfos dobre a omeleta a meio e deixe ganhar alguma cor.

Sirva de imediato para que os aromas das ervas não se percam. É delicioso comer garfadas de sabor inesperadamente diferente – a menta refrescante, depois a salva exótica, o manjericão, e outra vez a hortelã... Se lhe apetecer um pouco de indulgência culinária pela manhã, junte também umas lascas de parmesão.

1 comentário


Unknown disse...

Tenho por habito comer omeletas quando estou em dieta e muitas vezes é o meu almoço ou lanche. A tua está linda. Gostei muito da frigideira para armamento militar de arremesso. A minha dava bem conta de algumas tropas inimigas. :-)


 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff